8 FORMAS DE MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO - naturais e caseiras

8 FORMAS DE MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO - naturais e caseiras

Atualizado: Mai 25

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Pesquisas já mostraram que nossa dieta, estilo de vida e níveis de estresse desempenham um papel importantíssimo na função imunológica.

Por isso selecionamos algumas dicas e hábitos para você começar a praticar nesse período de quarentena. ♡


1. Tenha um sono profundo e restaurador Já foi comprovado que pessoas que não dormem bem ou não dormem o suficiente têm maior probabilidade de adoecer. A falta de sono também pode afetar a rapidez com que você se recupera se ficar doente. Durante o sono, seu sistema imunológico libera proteínas chamadas citocinas, algumas das quais ajudam a promover o sono. Certas citocinas precisam aumentar quando você tem uma infecção ou inflamação ou quando está sob estresse. A privação do sono pode diminuir a produção dessas citocinas protetoras. Além disso, os anticorpos e as células de combate à infecção são reduzidos durante os períodos em que você não dorme o suficiente.

2. Vitamina D



Não é surpresa que baixos níveis de vitamina D no corpo estejam associados a infecções mais frequentes (especialmente infecções por resfriado / gripe) e autoimunidade. Por isso, tome sol todos os dias. 20 minutos na janela já são o suficiente para você equilibrar a vitamina D no seu organismo.


3. Mantenha-se hidratado Manter-se hidratado também pode aumentar sua saúde imunológica. A água ajuda seu corpo a produzir linfa, que transporta glóbulos brancos e outras células do sistema imunológico. Tente evitar exagerar nas bebidas que podem causar desidratação e tente comer mais alimentos hidratantes, como pepinos, aipo ou melancia.




4. Concentre-se em alimentos nutritivos Em outras palavras, a comida é uma das maneiras mais poderosas de apoiar a resiliência imunológica e a saúde geral. O sistema imunológico consiste em órgãos, células, tecidos e proteínas. Juntos, eles realizam processos corporais que combatem os vírus, bactérias e corpos estranhos que causam infecção ou doença. Quando o sistema imunológico entra em contato com algum desses vilões , o sistema imunológico libera anticorpos para se defender. Se você estiver com uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas essa resposta será mais rápida e eficaz.


"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"

Hipócrates





5. Reduza os níveis de estresse

Mais fácil falar do que fazer, certo? Todos sabemos que o estresse crônico prejudica a função imunológica, mas para muitos o estresse é uma realidade diária. Fizemos um post com várias dicas de como diminuir a ansiedade e relaxar e consequentemente diminuir o estresse, veja no link abaixo:


10 FORMAS DE DIMINUIR A ANSIEDADE e RELAXAR - Em casa e com métodos naturais

6. Faça ginastica (mas não exagere)

Exercitar-se ajuda nos anticorpos e nos glóbulos brancos (leucócitos). Os leucócitos são as células do sistema imunológico do corpo que combatem doenças. Esses anticorpos ou leucócitos circulam mais rapidamente, para que consigam detectar doenças mais cedo do que antes. Ele também desencadeia a liberação de hormônios do bem-estar e retarda a produção de hormônios do estresse. Obviamente, exercícios muito intensos podem ter o efeito oposto e realmente estressar o corpo; portanto, não exagere.


7. Álcool moderado

O consumo excessivo de álcool enfraquece o sistema imunológico. 8. Rir

Já foi comprovado que as células que destroem vírus e tumores aumentam durante um estado de alegria. Não deixe de dar risada, conversar com amigos, ver séries divertidas e escutar seus comediantes favoritos.


Observações

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.



Fontes

https://saude.abril.com.br/medicina/qual-o-papel-do-sono-na-imunidade/

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/A-import%C3%A2ncia-da-vitamina-D.aspx

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/imunidade-beber-agua

https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/alimentos-que-aumentam-a-imunidade-sucos-ingredientes-que-fazem-bem-ao-organismo-e-a-pele_a9508/1

https://saude.abril.com.br/bem-estar/como-o-estresse-afeta-a-imunidade/

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/02/atividade-fisica-fortalece-imunidade-e-ajuda-combater-estresse-e-doencas.html

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/consumo-bebidas-enfraquecer-imunidade

https://www.brasil247.com/oasis/rir-e-o-melhor-remedio-os-beneficios-do-bom-humor-e-do-riso-para-a-saude


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