CERA DE AÇÚCAR - Como fazer e dicas para iniciantes

Atualizado: Jun 11


Cera de açúcar é uma forma antiga de evitar pelos. Surgiu com as mulheres árabes e foi passado de geração em geração. Assim como a maioria das ceras, a cera feita de açúcar também é uma maneira rápida e eficaz na hora de remover os pelos.



Ao optar por essa alternativa, você conseguirá remover os pelos desde sua raíz, diminuindo significativamente os pelos da região depilada e afinando conforme uso recorrente.


É o mesmo sol que derrete a cera e seca a argila.

Antoine de Saint-Exupéry



Atenção: Caso você nunca tenha feito depilação com cera, não faça essa alternativa sozinha/o. Chame alguém com experiência para te ajudar. O uso da cera pode machucar a pele e remover os pelos de regiões indesejadas. Então tome muito cuidado e haja com precaução.



Algumas observações importantes antes de começar:


Preparação da região


A cera não gosta da umidade na pele. Por isso, passe farinha de tapioca ou algum amido (como o amido de milho) para secar a região. Pode deixar a pele bem branca com a superfície repleta de pó. Isso ajudará a cera a remover de forma mais certeira sem machucar ou grudar na pele.


Pós aplicação


Pressione sua mão contra a região que o pelo foi retirado. Isso ajuda a aliviar um pouco a dor. Também passe um gel ou creme pós depilatório. Isso ajuda a diminuir aquelas manchinhas vermelhas que ficam na superfície da pele.


Aplicou errado. Como tirar a cera sem machucar?


A cera é feita de açúcar, água e limão. Isso significa que água remove e dissolve :D Se por acaso você aplicar na pele e não quiser puxar o pelo. Passe água no local até dissolver por completo. De preferência água quente (mas que não vai te queimar).


Como manusear a cera


Para manusear a cera passe um pouco de água nas mãos. Não muito porque pode acabar estragando a textura e grudando tudo na sua pele. Um pouco só a ponto de conseguir modelar a cera para passar no corpo.



Formas de usar a cera de açúcar


Passa e puxa: Você pode usar a cera pura, passando em sua pele (lembre-se sempre de passar em direção ao crescimento do pelo e puxar na direção contraria). Nesse formato ela precisa está com uma textura mais média pra dura e modelável para não ficar grudando nos cantos e na mão. Você passa na pele e logo puxa os pelos. Esse modelo é bem rápido e eficaz.


Passa, espera secar e puxa: Você pode usar a cera, passando em sua pele com uma espatula. Nesse formato ela precisa estar com uma textura mais dura e não tão modelável. Espere secar e poderá tirar normalmente com a mão.


Outra forma muito usada nos cabeleireiros é com folha de depilação que pode ser a de papel ou de tecido, que é uma alternativa reutilizável (basta colocar na água quente para dissolver e depois lavar normalmente). Esse formato é recomendado a utilização da cera mais líquida.




Alguns motivos de optar por cera de açúcar:


Quanto tempo dura a depilação?


Depende da região e da rapidez que seus pelos crescem. Fazendo a depilação com cera normalmente, você fica sem pelos por 2-4 semanas. Imagine o seguinte: Quase um mês inteiro sem precisar se preocupar com a depilação! Obviamente, os resultados dependerão da taxa de crescimento do seu pelo, mas vindo de alguém cujo pelo cresce extremamente rápido (descendência árabe e portuguesa do lado materno ✌), posso dizer com segurança que é uma das melhores alternativas.


Obs: Caso os seus pelos estejam com um crescimento muito acelerado pode ser que você esteja com um problema hormonal ou fase de crescimento como a puberdade. Não deixe de conversar com o seu médico e verificar qual melhor método depilatório e alternativa para o seu corpo.


Apropriado para todos os tipos de pele/pelo


Esta é uma das melhores coisas sobre depilação com cera de açúcar. Conheço tantas meninas que são excluídas das alternativas de remoção de pelo porque não tem as características necessárias para o método depilatório, como por exemplo a depilação a laser.

Essa receita para depilar funciona em todos os tipos de pelos e quando bem feita, remove efetivamente 100% de qualquer área.


Pode ser feito em todo o corpo


Seja para enfrentar o pelo das pernas ou enfrentar a florestas embaixo dos braços, a depilação é extremamente versátil e se molda de acordo com suas curvas.




Ingredientes


2 xícaras de açúcar branco

1/4 xícara de suco de limão

1/4 xícara de água


**Se você quiser fazer metade da receita saiba que os tempos de fogão serão modificados. Tome cuidado com a textura que você deseja atingir nesse caso.


Instruções:


Em uma panela de tamanho médio, adicione todos os ingredientes e misture-os com uma colher de pau ou um foe.

Coloque a panela em fogo alto e aguarde até que a mistura fique borbulhante / espumosa.

Reduza para fogo baixo e mexa constantemente. É extremamente importante que você mexa, mexa, mexa, caso contrário, a mistura endurecerá e você terá que começar novamente.

Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre.

Siga as instruções do vídeo em relação a textura e tempo no fogo.

Depois de desligar o fogo, transfira para uma tigela.

Deixe esfriar por pelo menos 30 minutos. Enquanto esfria vá mexendo na cera para testar a consistência. Caso endureça coloque a tigela em banho maria para voltar a derreter.


Cuidado com a temperatura por queimar e machucar a pele



Filme




Pinterest




Observações

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.

2,354 visualizações1 comentário

Nossa missão é transformar o corpo, a mente e o planeta em um local sagrado e sustentável.

Conheça nossos produtos

sustentabilidade

cosméticos naturais e veganos

produtos de limpeza naturais

receitas plant-based

você e o planeta em harmonia

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2018 Hábitos Zen.​

Hábitos Zen /  27.492.418/0001-10 /  Online

Data de entregas estimadas em 5-30 dias

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon