COMO FAZER LEITE VEGETAL - Etapas e dicas - Episódio 1/3

Atualizado: Mar 10


Essa receita foi elaborada em parceria com a Fran Abbud - @franabbud - Chefe Educadora em Culinária Viva e parceira do Hzen. Pesquisamos e buscamos receitas, sabores e diversidade em nossos pratos. Procuramos o equilíbrio e acima de tudo nosso bem-estar. Como mãe e filha já testamos várias dietas juntas, mas entendemos que cada ser humano é único e reage de forma diferente com suas necessidades e particularidades nutricionais. Nosso intuito com a playlist de receitas é mostrar o caminho de uma cozinha com alternativas para pessoas que tem alergias e intolerâncias, compartilhar receitas gostosas e saudáveis com poucos ou nenhum produto processado e/ou industrializado. Antes de fazer qualquer mudança em sua dieta, converse com um profissional da área da saúde para te orientar.


Fazer leite vegetal caseiro é super simples. Tão simples que pensaria duas vezes antes de comprar os convencionais de mercado.


Ao fazer o seu leite vegetal caseiro, você pode variar os grãos e disso tirar vários benefícios e vitaminas diferentes para o seu organismo. E o seu bolso e a sua saúde agradecerão muito se você começar a comprar a granel ao invés da caixinha do super mercado.


O processo é bem simples, mas uma preparação é necessária. Especialmente se você quiser tirar os fitatos de todos os ingredientes. A demolha servirá para limpar e hidratar, além disso, seguindo o tempo certo, será possível eliminar os fitatos e assim garantir uma absorção correta dos ingredientes

(Veja mais informação sobre os fitatos clicando aqui ).


Não julgo se você já tentou fazer leite de amêndoas em casa e não deu certo. Provavelmente aconteceria a mesma coisa comigo se não tivesse a minha mãe @franabbud (colaboradora do canal e também chefe educadora em culinária viva) para me ajudar. Pensando nisso, nos juntamos para fazer essa trilogia. Dividimos da seguinte forma: A primeira etapa ensinaremos a fazer leite vegetal de amêndoa, gergelim e semente de girassol, mostrando o passo a passo e dicas valiosas. A segunda etapa mostraremos como alterar a consistência do leite para deixá-lo mais cremoso ou mais líquido e na terceira etapa mostraremos como reaproveitar a polpa/sobra de leite vegetal.


"Temo a tua natureza; ela está demasiado cheia do leite da ternura humana para que seja capaz de seguir o caminho mais curto".

William Shakespeare





Dicas Valiosas

GRÃOS CRUS - Não pegue as sementes/oleaginosas as torradas ou saborizadas porque são secas e quebradiças. Compre sempre a versão crua e mais fresca possível. Isso garantirá a textura, cremosidade, gordura correta para deixar o leite mais bonito e espesso.


DEMOLHA - Existem vários estudos sobre os fitatos e confesso que já criei um ritual para tira-los das amêndoas que virarão leite aqui em casa. Colocarei aqui alguns links, se você quiser entender mais sobre os fitatos e ver qual é o tempo de demolha de cada grão.

Tempo de demolha: https://papinhasforadeserie.com/2018/09/04/graos-e-sementes-fora-de-serie/


MANTENHA A CASCA - A casca ajudará a manter o leite mais aveludado.


COMPRE EM LOJAS NATURAIS E A GRANEL - O sabor da amêndoa refletirá no sabor do leite. Por isso, opte sempre por lojas com produtos naturais e frescos. Se o leite ficar com gosto azedo ou o sabor for muito intenso e desagradável provavelmente a sua matéria prima está velha.


SE COMPRAR EM GRANDE QUANTIDADE - Para manter as castanhas frescas por mais tempo, guarde-as no freezer ou em um armário frio e escuro em um recipiente hermético.


GUARDE O LEITE EM UM RECIPIENTE HERMÉTICO - Aqui em casa, mantemos o leite durante 3 dias no máximo na geladeira, mas sempre dura 1 dia e meio. O ideal é colocar um pouco de sal, deixar refrigerado e de preferência sem contato com o ar da geladeira porque pode alterar o sabor.


ÁGUA POTÁVEL - A água é um produto que pode alterar a ordem dos sabores ;) . Sempre opte por água filtrada que você utiliza para beber na sua casa. Mesmo filtrada e dependendo da característica (PH, salinidade, etc) ela pode impactar o sabor final.


AROMATIZAR PARA DIFERENCIAR - As vezes você não será a única pessoa que tomará leite vegetal na sua casa. E se as pessoas não gostam do sabor original, tente extratos e especiarias que podem dar um toque especial no sabor final ;) Essa é uma dica incrivel especialmente se você tem crianças ou pessoas que serão introduzidas ao leite vegetal por serem alérgicas ou que estão iniciando uma dieta vegetarianas estrita.



Técnica


Faça a demolha e depois descarte a água. A demolha ajudará hidratar as sementes/oleaginosas o que resultará em uma textura muito mais suave a cremosa. Além disso, ajudará o liquidificador a triturar e deixará menos resíduo para trás.

Lave bem as amêndoas em água corrente antes de coloca-las no liquidificador. Isso ajudará ainda mais a eliminar os fitatos e resíduos que podem ter sido liberados durante o período da demolha. Esse processo deve ser feito de uma vez dado que todas as sementes e oleaginosas estragam muito rápido.

Um liquidificador super potente pode fazer a diferença, quebrando bem todos os pedaços e deixando o leite ainda mais suave e cremoso.



Vídeo



Pinterest


195 visualizações

Nossa missão é transformar o corpo, a mente e o planeta em um local sagrado e sustentável.

Conheça nossos produtos

sustentabilidade

cosméticos naturais e veganos

produtos de limpeza naturais

receitas plant-based

você e o planeta em harmonia

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2018 Hábitos Zen.​

Hábitos Zen /  27.492.418/0001-10 /  Online

Data de entregas estimadas em 5-30 dias

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon