COMO FAZER LEITE VEGETAL - Textura e cremosidade - Episódio 2/3

COMO FAZER LEITE VEGETAL - Textura e cremosidade - Episódio 2/3

Atualizado: Mar 10


Essa receita foi elaborada em parceria com a Fran Abbud - @franabbud - Chefe Educadora em Culinária Viva e parceira do Hzen. Pesquisamos e buscamos receitas, sabores e diversidade em nossos pratos. Procuramos o equilíbrio e acima de tudo nosso bem-estar. Como mãe e filha já testamos várias dietas juntas, mas entendemos que cada ser humano é único e reage de forma diferente com suas necessidades e particularidades nutricionais. Nosso intuito com a playlist de receitas é mostrar o caminho de uma cozinha com alternativas para pessoas que tem alergias e intolerâncias, compartilhar receitas gostosas e saudáveis com poucos ou nenhum produto processado e/ou industrializado. Antes de fazer qualquer mudança em sua dieta, converse com um profissional da área da saúde para te orientar.


"Ele era quente, cremoso e tinha o sabor de tudo de mais perfeito que podia acontecer com uma pessoa. Verões italianos. Primeiros amores. Chocolate".

Amor e gelato


Fizemos essa trilogia pensando em como mostrar para as pessoas alternativas e formas de usar o leite vegetal. Para brincar com as texturas e a cremosidade precisamos prestar atenção na gordura do leite. No caso da espuma com leite vegetal e do creme de leite feitos com leite vegetal opte por oleaginosas. Elas darão mais consistência e corpo tanto para a espuma como para o creme, além de deixar com um sabor bem gostoso ツ


PROCESSOS E EXPLICAÇÕES


Como fazer espuma com o leite vegetal


Muitas pessoas acham que não é possível fazer espuma com leite vegetal. Sim a textura do leite vegetal é completamente diferente da textura do leite animal que compramos no mercado. E por isso, mostraremos no vídeo como você pode fazer essa espuma sem precisar de maquininha.

Se você não tiver a maquininha em casa faça a espuma com o leite aquecido ou aquecendo na panela. Isso ajudará na estrutura da espuma para colocar em cima do café. Se a sua batedeira não espirrar tudo para cima, você pode usar direto na panela enquanto o leite vegetal aquece. Acho inclusive essa forma mais eficiente do que colocar em um potinho.


Como deixar o leite vegetal aveludado e com uma consistência média


O objetivo da consistência média era chegar no famoso "cream" americano. Um leite mais aveludado, mais consistente e encorpado. Para pessoas que tem cafeterias e lanchonetes e gostam de fazer art latte podem aderir essa dica e introduzir o leite vegetal de opção para os clientes.

O segredo é emulsificar essa mistura. Em um primeiro momento quando misturamos as oleaginosas com a água parecem se misturar, mas depois que ficam na geladeira a gordura e a água se separam. Ao colocar lecitina essa mistura emulsifica, ou seja a gordura se mistura com a água deixando com uma textura mais aveludada e consistente.

Sei que o nome lecitina parece algo "ruim", também ficava com receio de usar e colocar em minhas receitas, mas na verdade ela é incrivelmente benéfica para o corpo, inclusive você acha no mercado e nas farmácias suplementos de lecitina. Aqui no Brasil é muito comum encontrarmos lecitina de soja principalmente na versão líquida, mas existe a lecitina em pó e/ou proveniente do girassol. Pesquise na internet locais para comprar esse produto. Se você prefere em pó acho que a unica maneira de conseguir será importando.



Como fazer creme de leite com leite vegetal


Acho que o creme de leite com leite vegetal foi uma vitória para nós duas. Eu e a minha mãe (@franabbud) estamos o tempo todo tentando encontrar formas de substituir os alimentos industrializados e processados no mercado e também optar por produtos conscientes. Não somos perfeitas, mas tentamos melhorar todos os dias. Quando chegamos no ponto ideal de cremosidade do creme de leite vegetal não conseguimos nos segurar. Precisávamos compartilhar isso com todos vocês.

As oleaginosas darão a quantidade perfeita de gordura para o creme e o amido de milho ajudará a engrossar a mistura sem agredir o sabor. Você poderá substituir esse creme em várias receitas aí na sua casa.


RECEITAS E PROPORÇÕES


RECEITA - Espuma de leite vegetal


Para fazer a espuma de leite vegetal o ideal é que você use leite de oleaginosas. Pode seguir as etapas do filme anterior, mas ela ficará ainda mais bonita e espessa se este leite estiver com uma proporção de 1:3 ou seja, 1 xícara de oleaginosa para 3 xícaras de água.



RECEITA - Densidade média e leite vegetal mais aveludado


Como falei no vídeo para fazer um leite mais aveludado e cremoso é necessário optar pela lecitina de soja. Você pode seguir a mesma instrução da espuma de proporção 1:3 e já no próprio liquidificador misturar para emulsificar.


Você pode seguir as medidas feitas no filme:

1 xícara de oleaginosa/semente

3 xícaras de água

1 colher de chá de lecitina

(adicionar 1/4 de colher de chá de sal para armazenar)



RECEITA - Creme de leite com leite vegetal


Para fazer o creme de leite com leite vegetal a espessura será de extrema importância para chegar na cremosidade correta. Por isso aqui você precisa fazer um leite vegetal que fique bem denso. A proporção será de 1:1 ou seja, você colocará 1 xícara de oleaginosa para 1 xícara de água. Pode dobrar a receita e misturar as oleaginosas tbm.

No filme fizemos as seguintes proporções:

2 xícaras de oleaginosas (misturamos amêndoas com castanhas de caju)

2 xícaras de água

1/4 de colher de chá de sal

1 colher de sopa de amido de milho.


Vídeo




Pinterest





Observações

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.


136 visualizações

sustentabilidade

cosméticos naturais e veganos

produtos de limpeza naturais

receitas plant-based

você e o planeta em harmonia

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2018 Hábitos Zen.​

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon