REJUVELAC - Como fazer e benefícios - Fermentação episódio 1/4


Já pensou em cuidar do seu sistema digestivo com alimentos fermentados? Preparamos uma série especial ensinando alguns tipos bebidas/pratos fermentados para você incluir no seu dia-a-dia.


“O ácido láctico natural e as enzimas fermentativas que são produzidas durante o processo de fermentação têm um efeito benéfico no metabolismo e um efeito curativo nas doenças. O ácido láctico destrói as bactérias intestinais nocivas e contribui para uma melhor digestão e assimilação dos nutrientes. Alimentos fermentados melhoram o trato intestinal e fornecem um ambiente adequado para a produção de vitaminas do próprio corpo dentro dos intestinos. ”

Dr. Johannes Kuhl





Observação do canal

Essa receita foi elaborada em parceria com a Fran Abbud - @franabbud - Chefe Educadora em Culinária Viva e parceira do Hzen. Pesquisamos e buscamos receitas, sabores e diversidade em nossos pratos. Procuramos o equilíbrio e acima de tudo nosso bem-estar. Como mãe e filha já testamos várias dietas juntas, mas entendemos que cada ser humano é único e reage de forma diferente com suas necessidades e particularidades nutricionais. Nosso intuito com a playlist de receitas é mostrar o caminho de uma cozinha com alternativas para pessoas que tem alergias e intolerâncias, compartilhar receitas gostosas e saudáveis com poucos ou nenhum produto processado e/ou industrializado. Antes de fazer qualquer mudança em sua dieta, converse com um profissional da área da saúde para te orientar.


Já ouviu falar do rejuvelac? Uma das alternativas de fermentados mais fáceis de fazer e ótima para você revitalizar sua microbiota intestinal e consequentemente proteger todo o sistema imunológico, disposição física e problemas digestivos.

A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade.

Aristóteles





O que é rejuvelac?


É essencialmente a fermentação de grãos germinados em água filtrada. O preparo é super rápido (cerca de 10 minutos), mas para ficar pronto demora um período de 1-2 dias.

O processo é muito simples, mas também bem caseiro. Nunca vi em nenhum local rejuvelac para vender (tbm não sei se isso seria possível).


O rejuvelac é considerada uma “fermentação selvagem” porque os microrganismos benéficos necessários para criar o processo de fermentação estão presentes nos próprios grãos e brotos. Não é necessário utilizar um startador como na kombucha, no kefir, chucrute, missô e tempeh.


Os grãos quando iniciam o processo de germinação na água começam a a ter também uma alta atividade enzimática, contribuindo para produção de bactérias. Quando consumidos, esses micróbios amigáveis ​​podem proliferar ainda mais no trato gastrointestinal e ajudar a equilibrar nossa microbiota intestinal.


Rejuvelac é uma técnica de cultivo simples e muito barata. Às vezes, é usado como um iniciador de cultura líquida para outros alimentos fermentados, como queijos vegetais e base para misturas de sucos etc.


Ao contrário de outros alimentos cultivados, como kombucha e kefir, que podem conter pequenas quantidades de álcool como subproduto da fermentação, o rejuvelac é considerado um líquido não alcoólico, contendo apenas quantidades mínimas, nada mais do que você encontraria em um pote de chucrute.


Como surgiu?

Na década de 1980, a nutricionista holística de saúde Ann Wigmore reconheceu a importância das enzimas e dos alimentos lacto-fermentados na dieta. Ela desenvolveu o rejuvelac.


Posso usar outros grãos?

É tradicionalmente feito de trigo, mas também pode ser produzido a partir de outras variedades como centeio, cevada, painço, trigo sarraceno ou quinoa.





Quais são os benefícios?

Um sistema digestivo saudável é essencial para o bem-estar geral do corpo, portanto, melhorar a digestão é uma das etapas mais importantes que você pode tomar para melhorar sua saúde - a saúde intestinal foi até mesmo associada ao Alzheimer, autismo, TDAH e outros distúrbios comportamentais.


Mas, esta bebida fermentada não é boa apenas para o seu intestino. Veja mais alguns:

  • Encoraja movimentos intestinais regulares

  • Energiza o corpo por meio da atividade enzimática e ações de limpeza

  • Ajuda a remover toxinas e excesso de resíduos não digeridos

  • Atua como um auxiliar digestivo e pode aumentar a absorção de nutrientes

  • Fosfatos (envolvidos em processos necessários à saúde, embora o consumo excessivo possa ser ruim)

  • Lactobacillus (bactérias amigáveis; também é bom para limpar o trato intestinal)

  • Aspergillis oryza (decompõe a glicose, amido e glicogênios)


O que são grãos germinados?


Todos os grãos crus, sementes e a maioria das nozes geram pequenas raízes quando recebem água. Deixá-los de molho durante a noite é a melhor maneira de garantir que brotem ou cresçam pequenos brotos brancos na ponta das sementes. Isso ajuda a ativar o processo de lactofermentação necessário para fazer o rejuvelac.


O grão começa a inchar, pondo em movimento uma série de mudanças que, dadas as condições adequadas, resultarão em seu brotamento em uma nova planta. Ao mesmo tempo, a água também revive as bactérias e fungos que povoam as superfícies do grão e inicia a fermentação. ”





Dica importante


Alimentos fermentados são facilmente contaminados, portanto, certifique-se de que o frasco esteja completamente limpo. O rejuvelac final deve ter gosto de limonada lisa e ter uma leve tonalidade amarela. Se tiver gosto azedo, não beba. Depois de fermentar por cerca de dois dias, guarde-o na geladeira por até uma semana.


Embora os alimentos fermentados promovam a saúde, se você tiver um sistema imunológico enfraquecido ou comprometido e não tiver fermentado com sucesso no passado, pode ser melhor comprar outros alimentos fermentados, em vez de prepará-los você mesmo devido à possível contaminação.


Como esterilizar o frasco?

Separe um frasco em sua casa, lave bem e coloque água fervente até cobrir por completo (coloque água por toda tampa também). Aguarde 15 minutos, descarte a água e deixe o frasco esfriar em um local arejado e limpo.




Receita

Etapa 1

3/4 de xícara de quinoa

500 ml de água

Deixar 24 horas coberto por um pano/papel em temperatura ambiente


Etapa 2

Tirar a água e deixar pelo período de 6 horas germinando.

Temperatura ambiente.


Etapa 3

Cobrir os grão germinados com 500 ml de água potável e aguardar o período de 12 - 24 horas (dependendo da temperatura ambiente).

Cobrir com um pano/papel e deixar em temperatura ambiente.


Separar o rejuvelac (água opaca) dos grão germinados.


Vídeo




Pinterest





Fontes

https://www.ecycle.com.br/8045-rejuvelac.html#:~:text=Benef%C3%ADcios%20do%20rejuvelac&text=As%20bact%C3%A9rias%20presentes%20no%20intestino,s%C3%A3o%20chamados%20de%20alimentos%20probi%C3%B3ticos.

https://thalassanutrition.com/rejuvelac-the-fermented-super-drink/

https://www.onegreenplanet.org/natural-health/vegan-health/drink-and-make-rejuvelac-for-improved-digestion-health-and-energy/



69 visualizações

Nossa missão é transformar o corpo, a mente e o planeta em um local sagrado e sustentável.

Conheça nossos produtos

sustentabilidade

cosméticos naturais e veganos

produtos de limpeza naturais

receitas plant-based

você e o planeta em harmonia

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2018 Hábitos Zen.​

Hábitos Zen /  27.492.418/0001-10 /  Online

Data de entregas estimadas em 5-30 dias

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon