VELA NATURAL - Como fazer vela usando cera vegetal - Guia para iniciantes

A fabricação de velas é um artesanato super fácil e acessível. Há muito espaço para explorar a sua criatividade - São incríveis como alternativas de presente e uma forma de decorar sua casa também .


Milhares de velas podem ser acesas de uma única vela, e a vida da vela não será encurtada. Felicidade nunca diminui ao ser compartilhada.

Buda


O processo é simples e complicado ao mesmo tempo.

Uma produção demora em torno de uma hora, se a vela for simples, você não precisa de muitos suprimentos e a limpeza é fácil. Por outro lado, obter o resultado perfeito pode ser complexo. Esta receita é apenas uma base para várias outras produções que você poderá fazer no futuro - há muitas variáveis ​​na fabricação de velas, desde o tamanho do recipiente e do pavio, até a marca da cera e as propriedades ​​das essências usadas.


Considere este um guia para iniciantes e ao longo do tempo, você poderá estudar proporções diferentes, solucionar problemas e criar suas misturas e aromas favoritos.




O que você precisará:


Recipientes para velas (potes, copos, latas à prova de calor, etc.) - Atenção: Evite o uso de material plástico!

Cera de soja e cera de coco

Panela velha para banho maria

Jarra à prova de calor

Panela grande, para uso em banho-maria

Colher de mistura

Termômetro

Fita adesiva

Essências ou óleo essencial (opcional)


Como escolher os recipientes para velas


Use sua criatividade com os recipientes para velas! Procure potes em sua casa. Pode ser usado também copos, latas, recipientes com velas antigas e até mesmo um pequeno vaso para colocar flor.


Para limpar um recipiente com vela já acabando basta colocá-lo em água fervente até que a cera restante derreta e, em seguida, limpe o recipiente com uma toalha de papel e remova o pavio (pode ser necessário retirá-lo com cuidado, dependendo de como ele está conectado).




Como saber a quantidade de cera:


Para determinar a quantidade de cera, você precisa saber o volume de seus recipientes. Encha com água e despeje em um copo medidor. Não pule essa etapa porque é a maneira mais fácil de ter certeza de que não está colocando pouca cera para derreter ou está colocando além do que deveria. Se o seu copo mediu 50ml de água por exemplo você terá que ter 50ml de cera derretida em sua jarra aquecida. Gosto de derreter um pouco mais porque sempre há alguns pequenos desperdícios como quando gruda na colher e o que fica na jarra. Outra dica legal também é que se por acaso no hora que esfriar tiver algum defeito na parte superior, basta aquecer novamente o restinho que ficou na jarra e complementar por cima e arrumar o problema.


Pavio:


Existem vários tipos de pavios no mercado. Gosto de indicar aqueles que você pode ajustar o tamanho como os de barbante e de algodão. Basta cortar depois que a vela esfriar no recipiente. Você também pode explorar o pavio de madeira. A vela fica super charmosa e é uma alternativa bem natural também.


Primeiros passos


O primeiro passo essencial para fazer velas é pesar as ceras para calcular a quantidade de essência correta.


Encha uma panela grande até a metade com água e leve para ferver no fogão (depois que ferver pode manter em fogo baixo para gastar menos gás).


Se você estiver usando uma jarra, coloque-a diretamente na água; se estiver usando uma tigela à prova de calor, coloque-a bem em cima da panela como se estivesse derretendo chocolate em banho maria. Deixe a cera derreter, mexendo ocasionalmente. Isso pode levar alguns minutos.


Quando a cera estiver totalmente derretida, ela se parecerá com azeite de oliva e provavelmente estará em torno de 80ºC de temperatura. Atenção: Não deixe o líquido ferver! Assim que o último pedaço de cera derreter já desligue o fogão.


Coloque a essência entre as temperaturas de 70ºC - 60ºC. Assim que colocar, mexa com a colher bem devagar durante 2 minutos para a fragrância incorporar na cera.




Preparando os recipientes


Enquanto espera a cera esfriar, prepare os recipientes que você colocará a mistura. Certifique-se de que cada recipiente esteja limpo e seco, em seguida, recomendo que cole o metal do pavio com cola quente e pressione-o no centro da parte inferior do recipiente. Se você não tiver cola quente utilize a própria cera derretida para colar (mas esse método pode não funcionar direito).


Atenção: Estabilizar o pavio é uma das formas de garantir a beleza da vela. Por isso preste atenção na parte de baixo, mas também garanta que o pavio ficará firme na parte de cima. Recomendo abrir um buraco no meio de um pedaço de fita adesiva, guiar a parte superior do pavio através do buraco e prender a fita em cada lado da borda do recipiente.


Calculando a essência


Essa medida varia muito com o tipo de cera utilizada. Alguns óleos podem ser mais fortes do que outros. Uma boa sugestão é calcular entorno de 6%-8% da receita. A medida ficaria mais ou menos 30 gramas de essência para cada 500 gramas de cera utilizada.


Colocando a cera no recipiente


Quando a mistura chegar a 60ºC na jarra já está na hora de envasar nos recipientes escolhidos. Despeje a mistura com muita calma para não formar nenhum espaço de ar ou bolha no frasco.




Dicas


Limpar é fácil, contanto que você faça enquanto a cera ainda está líquida. Basta usar toalhas de papel para limpar completamente a cera restante da colher, do termômetro e do interior do caldeirão antes de lavar normalmente.


Depois que as velas estiverem totalmente resfriadas e endurecidas, remova a fita e corte o pavio .


Siga de queima de velas: mantenha-os longe do alcance de crianças, animais de estimação e qualquer coisa que possa pegar fogo. Certifique-se de que a superfície em que a vela está é estável e nunca deixe uma vela acesa sem vigilância.


Receita


250 gramas de cera de soja

250 gramas de cera de coco

30 gramas de essência


Vídeo



Pinterest


Observações

Muitos fatores podem alterar o resultado final das minhas receitas, como temperatura, umidade, luz, qualidade do ingrediente.

Se você tem acne grave, pele muito sensível ou outra preocupação com a pele ou condição de saúde, recomendo que procure orientação médica antes de usar qualquer produto novo em sua pele, seja ele um ingrediente cru, um produto que você mesmo produziu ou um produto formulado e convencional.

Por favor, tenha cuidado ao usar óleos essenciais. Se você está grávida ou tem algum tipo de problema de saúde ou de pele, recomendamos que fale com o seu médico antes de usar. Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados, portanto use com moderação. Óleos essenciais puros nunca devem ser usados ​​diretamente sobre a pele e nunca devem ser ingeridos.

Ao usar um óleo essencial pela primeira vez, faça um teste antes. Cada óleo essencial é único e pode não ser adequado para todos. Por favor, pesquise os benefícios e as precauções de segurança antes de usar qualquer óleo essencial. Alguns óleos essenciais podem interferir com a medicação. Consulte o seu médico se tiver alguma preocupação.


160 visualizações2 comentários

Nossa missão é transformar o corpo, a mente e o planeta em um local sagrado e sustentável.

Conheça nossos produtos

sustentabilidade

cosméticos naturais e veganos

produtos de limpeza naturais

receitas plant-based

você e o planeta em harmonia

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2018 Hábitos Zen.​

Hábitos Zen /  27.492.418/0001-10 /  Online

Data de entregas estimadas em 5-30 dias

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon